Criando um Rock ao estilo Creedence - Podcast Criando Música Episódio 2

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o Segundo Episódio do Criando Música, aonde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um rock usando apenas acordes dominantes. Esse rock foi baseado no estilo do Creedence Clearwater, uma banda do final dos anos 60 e começo dos 70. Teve como referência a música Suzy Q do Album Credence Clearwater Revival de 1968. Ouça discos, entenda conceitos.

História

O rock sulista americano, tem como influências o rock, blues e country music. As grandes bandas desse estilo são Creedence, Alman Brothers e Lynird Skynird entre outras.

Teoria

Rocks dos anos 60 e 70 tem uma grande influência do Blues, e usa-se basicamente o Modo Mixolídio, para não entrarmos na questão teórica, os acordes são basicamente acordes de sétima.

Uma sequência típica por exemplo:

I7      IV7    I7    bVI7   V7

Na tonalidade de E teríamos:

E7 | A7 | E7 | C7 | B7 |

Dica de estudo: Escala pentatônica e Modo Mixolídio.

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Uma pitada de sequência típica do Blues, uma colher de riff de guitarra, órgão hammond a gosto, e a escala pentatônica de Em.

A escala pentatônica de Em é formada pelas notas: mi, sol, lá, si, ré, mi.

Um rock criado no” tom de E7”, pode usar tanto a pentatônica de Em como a pentatônica de E maior, essa ambiguidade na melodia é uma característica do Blues. Ou seja em matéria de melodia, o rock é espada, joga para os dois lados.

Contrabaixo

O contrabaixo nesse estilo tem como principal função manter a força rítmica da bateria e da guitarra. Manter a pulsação é o segredo, quase como um relógio. Saber valorizar as sétimas do acorde é outra característica muito importante, além do uso da pentatônica. Uma leve saturação também dará bons resultados.

A pentatonica de Em ficará assim:

Um grande baixista desse estilo foi Tommy Caldwell da banda The Marshall Tucker Band.

Liga o fone de ouvido e bata o pé:

Teclado

Um instrumento que tem muita força no rock dos anos 70 é o órgão hammond. Diferente do piano o órgão podia dar a vitalidade de uma guitarra elétrica.

Uma boa maneira de se pensar o acompanhamento do teclado é pensar o acorde maior, a quarta e sexta do acorde, e a quinta e sétima do acorde. Isso dará um resulto bem Blues ao acompanhamento. Se liga:

Ouça o resultado:

Guitarra

Criar um bom riff de guitarra é algo que deixa a canção bem marcante no rock. E para criar um bom riff de guitarra, a escala pentatônica pode ser muito criativa. A base pode ter diversas variações ou como no nosso caso usar apenas as tríades para não perder a força do Overdrive.

A penta de Em fica assim:

Som na máquina:

Melodia

A melodia é o prato principal de uma canção e normalmente ela é feita pelo cantor. Para se criar uma boa melodia de rock sulista o uso da escala pentatônica será de extrema importância.

Saca só como ficou nossa melodia.

Minha história

Quando comecei a tocar, Creedence era uma banda que todos conheciam, mas apesar da galera gostar do som não era a banda preferida de ninguém. Afinal de contas até os pais da galera ouviam Creedence, e quando você é moleque você não quer ouvir o mesmo som que seus pais ouviam. Fui me reencontrar com o rock Sulista,  quando ia num buteco de rock, de um grande amigo o Lê Rock Bar. E ele ouvia um disco do Lynird Skynird todo o dia, e me liguei naquele som que era muito bem feito. È como se eles tivessem dado um upgrade no som do Creedence.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física