Formação de Tétrades
Sacode a poeira, levanta desse sofá e vamos para mais uma aula de teoria para preguiçosos! Deixe seu curtir, seu like e ative o sininho. Hoje, na aula 26, vamos falar sobre a formação de tétrades.
O que são Tétrades?
Você assistiu à aula de formação de acordes?
- Vixe, acho que pulei essa aula...
- Gafanhoto, gafanhoto, você não pode deixar de assistir às aulas anteriores!
Vamos fazer uma revisão rápida. Os intervalos simples são formados pela tônica, segunda maior, terça maior, quarta justa, quinta justa, sexta maior e sétima maior. Os intervalos compostos são as oitavas, nona maior, décima maior, décima primeira justa, décima segunda justa e décima terceira maior.
Lembrando que as tríades são os acordes com três notas distintas:
- Acorde maior: formado por tônica, terça maior e quinta justa.
- Acorde menor: formado por tônica, terça menor e quinta justa.
- Acorde diminuto: formado por tônica, terça menor e quinta diminuta.
- Acorde suspenso ou sus4: formado por tônica, quarta justa e quinta justa.
Hoje, vamos falar das tétrades, que são os acordes com quatro ou mais notas distintas. Pense nos acordes como se fossem famílias da máfia. Temos diversas famílias de acordes e cada um no seu quadrado, senão o pau come. Vamos dividir a família dos acordes em cinco grupos: acordes maiores, menores, dominantes, diminuídos e suspensos.
Acordes Maiores - Formação de Tétrades
Na família dos acordes maiores, podemos usar:
- Sétima maior
- Sexta
- Nona
- Sétima maior e nona
- Sexta e nona
Exemplo:
- Dó com sétima maior (C7M): dó, mi, sol e si.
- Dó com sexta (C6): dó, mi, sol e lá.
- Dó com nona (Cadd9): dó, mi, sol e ré.
- Dó com sétima maior e nona (C7M/9): dó, mi, sol, si e ré.
Acordes Menores - Formação de Tétrades
Na família dos acordes menores, podemos usar:
- Menor com sétima
- Menor com sexta
- Menor com sétima e nona
- Menor com sétima e décima primeira
Exemplo:
- Dó menor com sétima (Cm7): dó, mi bemol, sol e si bemol.
- Dó menor com sexta (Cm6): dó, mi bemol, sol e lá.
- Dó menor com sétima e nona (Cm9): dó, mi bemol, sol, si bemol e ré.
- Dó menor com sétima e décima primeira (Cm11): dó, mi bemol, sol, si bemol e fá.
Acordes Dominantes
Na família dos acordes dominantes, podemos usar:
- Sétima (dominante)
- Sétima e nona
- Sétima e décima terceira
- Sétima e décima primeira
Exemplo:
- Dó com sétima (C7): dó, mi, sol e si bemol.
- Dó com sétima e nona (C9): dó, mi, sol, si bemol e ré.
- Dó com sétima e décima terceira (C13): dó, mi, sol, si bemol e lá.
- Dó com sétima e décima primeira (C11): dó, mi, sol, si bemol e fá.
Acordes Diminuídos
Na família dos acordes diminuídos, temos:
- Meio diminuto
- Diminuto
Exemplo:
- Dó meio diminuto (Cm7b5): dó, mi bemol, sol bemol e si bemol.
- Dó diminuto (Cdim): dó, mi bemol, sol bemol e lá.
Acordes Suspensos
Na família dos acordes suspensos (sus4), podemos usar:
- Quarta e sétima
- Quarta, sétima e nona
Exemplo:
- Dó com quarta e sétima (C7sus4): dó, fá, sol e si bemol.
- Dó com quarta, sétima e nona (C9sus4): dó, fá, sol, si bemol e ré.
Resumo
Para organizar, aqui está uma tabelinha de substituições possíveis:
- Acorde maior: pode ser substituído por sétima maior, sexta, nona, sétima maior e nona, ou sexta e nona.
- Acorde menor: pode ser substituído por menor com sétima, menor com sexta, menor com sétima e nona, ou menor com sétima e décima primeira.
- Acorde dominante: pode ser substituído por sétima e nona, sétima e décima terceira, ou sétima e décima primeira.
- Acorde suspenso: pode ser substituído por quarta e sétima ou quarta, sétima e nona.
- Acorde diminuto: pode ser substituído por meio diminuto ou diminuto.
Dicas Finais
Você pode estar se perguntando: "Tem acorde aqui que tem mais nota do que eu tenho de dedo, como é que eu monto?" Muito bem observado, gafanhoto. Em aulas posteriores, vamos aprender como formar esses acordes de maneira prática. Por enquanto, fique atento às nossas aulas de teoria para preguiçosos. Deixe seu curtir, seu like, ative o sininho e até a próxima aula!