Entenda como substituir acordes
Sacode a preguiça e levanta desse sofá, porque vamos para mais uma aula de teoria musical para preguiçosos! Deixe seu curtir, seu like e ative o sininho. Hoje, na aula 24, vamos falar sobre harmonia funcional.
O que é Harmonia Funcional?
Você pode estar se perguntando: "Acorde tem função?" Sim, gafanhoto! Mas lembre-se que harmonia não é apenas o acorde. Harmonia é a correlação do acorde com a melodia. Vamos lembrar da aula sobre campo harmônico: temos o primeiro, segundo grau menor, terceiro menor, quarto, quinto com sétima, sexto menor e sétimo meio diminuto. Se temos a tonalidade de dó, os acordes serão: dó (I), ré menor (ii), mi menor (iii), fá (IV), sol com sétima (V7), lá menor (vi) e si meio diminuto (viiø).
A Importância dos Três Acordes Principais
Os três acordes mais importantes de uma tonalidade são a tônica (I), a subdominante (IV) e a dominante (V7). Na tonalidade de dó, os acordes são dó (tônica), fá (subdominante) e sol com sétima (dominante).
Função da Tônica: Entenda como substituir acordes
A função tônica é o primeiro grau. É importante salientar: música não é democrática; o primeiro grau é o mais importante de uma tonalidade. A tônica dá a sensação de retorno à casa. Na tonalidade de dó, a tônica é dó maior. Esse acorde pode ser substituído por outros dois acordes com a mesma função: o terceiro grau (mi menor) e o sexto grau (lá menor). Vamos ouvir uma sequência de dó, sol, lá menor e fá:
I | V | VIm | IV |
C | G | Am | F |
Agora, aplicando a harmonia funcional, substituímos o primeiro grau pelo terceiro grau (mi menor) e o sexto grau pelo primeiro grau. Vamos ouvir o resultado:
IIIm | V | I | IV |
Em | G | C | F |
Função Subdominante: Entenda como substituir acordes
A função subdominante é o quarto grau. Essa função dá a sensação de distanciamento do acorde de primeiro grau, como um moleque rebelde que nunca larga o pai. Na tonalidade de dó, o subdominante é fá maior. O acorde que tem a mesma função é o segundo grau (ré menor). Vamos ouvir a harmonia original:
I | V | VIm | IV |
C | G | Am | F |
Agora, substituímos o quarto grau pelo segundo grau (ré menor). Vamos ouvir o resultado:
I | V | VIm | IIm |
C | G | Am | Dm |
Função Dominante
A função dominante é o quinto grau da tonalidade, também chamado de acorde de preparação, pois sempre quer voltar para o primeiro grau, criando uma tensão. Na tonalidade de dó, o quinto grau é sol com sétima. O acorde que tem a mesma função do quinto grau é o sétimo grau (si meio diminuto). Vamos ouvir a sequência principal:
I | V7 | VIm | IV |
C | G7 | Am | F |
Agora, substituímos o acorde de sol pelo sétimo grau (si meio diminuto). Vamos ouvir o resultado:
I | VIIm7(b5) | VIm | IV |
C | Bm7(b5) | Am | F |
Aplicando a Harmonia Funcional
Vamos misturar a aplicação da harmonia funcional. A sequência original:
I | V | VIm | IV |
C | G | Am | F |
Agora, misturando: o primeiro grau virou o terceiro grau menor, o quinto grau virou o sétimo meio diminuto e o quarto grau virou o segundo grau. Vamos ouvir o resultado:
IIIm | VIIm7(b5) | VIm | IIm |
Em | Bm7(b5) | Am | Dm |
Conclusão
Nossa, estou impressionado! A harmonia funcional abre um leque de possibilidades dentro do campo harmônico e proporciona uma visão musical muito mais ampla. Lembre-se de deixar seu curtir, seu like, ativar o sininho e nos vemos na próxima aula de teoria para preguiçosos!