Criando um pagode ao estilo anos 90 Criando Música Podcast episódio 7

 

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o sétimo Episódio do Criando Música, onde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um pagode anos 90 usando apenas 4 acordes. Essa é uma sequência conhecida pelos sambistas como quadradinho, como a tonalidade será Fá maior, será o quadradinho de F.

História

O pagode dos anos 80 e 90, tem como principais expoentes: Raça Negra, Grupo Raça,
Negritude Júnior, Katinguelê, Art Popular entre outros. Nós vamos usar como referência a música “Recado à minha amada”, do Katinguelê, do disco Compasso do Criador de 1996. Ouça discos entenda conceitos.

Teoria

A sequência de acordes conhecida por quadradinho é formada pela seguinte fórmula:

I   VI7  IIm  V7

Se pensamos isso na tonalidade de F teremos:

F  D7  Gm  C7

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Uma pitada de quadradinho de F, uma colher de contrabaixo bem marcado, um copo de harmonia de violão, um kilo de harmonia de cavaquinho, e a escala de Fá maior.

Contrabaixo

A função do Contrabaixo e da percussão no samba é criar a Cozinha, portanto preparar os pratos para os outros músicos degustarem. Não perca de vista qual a função do instrumento no estilo.

Uma característica do contrabaixo no samba é ressaltar o surdo que é tocado no segundo tempo, ou seja no tempo fraco. Usar notas mortas ressalta a intenção percussiva do groove. Podemos usar pequenas frases para ligar os acordes. Se liga:

Plugue seu fone de ouvido e bata o pé

Violão

A função do Violão nesse estilo é tocar a harmonia. Uma boa maneira de enriquecer a harmonia é usar conceitos de harmonia funcional, por exemplo:

F  | D7 | Gm | C7 podemos substituir por:

F7M | D7(b9) G#7(#11) | Gm7 | Em7(b5)  F#7(#11)

Vamos ouvir?

Se liga no resultado.

Teclado

O teclado tem como função o acompanhamento, usamos o teclado em dois momentos:

Na introdução, arpejando os acordes e usando a melodia como guia. Abra os ouvidos:

Na parte B da canção, usando um ritmo de salsa, para dar uma referência latina.

Ouça um trecho e se liga nos baixos da mão esquerda:

Cavaquinho

O Cavaquinho no pagode dos anos 90, usava bastante solos de introdução e uma harmonia bem rica, com influências da bossa nova.

Como a tonalidade é Fá, podemos usar basicamente a escala de Fá, ouça:

Uma boa maneira de enriquecer a harmonia é usar conceitos de harmonia funcional, por exemplo:

F  | D7 | Gm | C7 podemos substituir por:

Am | D7(b9) | Gm7(9) | C7(13) C7(b13)

Se liga no cavaco:

Melodia

A melodia é o prato principal da canção, para não perdermos a sensualidade romântica do estilo, vamos usar o saxofone tenor para tocar essa melodia.

Nossa escala principal será a escala de Fá que seria:

Essa melodia já terá influências de outros estilos como soul  music, black music, mas claro sem perder o swing do samba.

Se liga no ritmo da melodia:

Minha história

Nos anos 90, quando o pagode romântico estourou nas rádios, eu particularmente achava aquele estilo horrível. Eu estava mais ligado na pesquisa de sambas de raiz e o meu preconceito, não me permitia a analisar melhor as canções. Isso começou a mudar quando alguns alunos aqui da Vila Ede em São Paulo, começaram a me pedir para tirar as músicas desses grupos no cavaquinho, e foi uma descoberta. Percebi que esses caras, no geral, tinham um profundo conhecimento de harmonia e exploravam acordes que até então eram pouco usados no cavaco. Preconceitos normalmente nos deixam cegos, preconceitos musicais podem nos deixar além de tudo, surdos.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.