E aí Sonzeira
Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o 16º Episódio do Criando Música, onde você aprende criando.
Nesse episódio nós vamos entender como criar uma bossa nova ao estilo Garota de Ipanema. Essa será uma canção composta em 2 partes.
História
Garota de Ipanema é uma composição de Tom Jobim e letra de Vinicius de Moraes de 1962. É considerada a segunda música mais gravada no mundo, perdendo apenas para Yesterday, dos Beatles, então já vemos aqui a importância dessa canção no mundo. Ela se tornou sucesso internacional na gravação de João Gilberto, Astrud Gilberto e Stan Getz. Foi gravada por Frank Sinatra, Amy Winehouse entre tantos outros. Ouça discos entenda conceitos.
Teoria
A nossa canção terá 2 partes sendo que ela estará na tonalidade de D maior.
Na parte A nós teremos quase que um quadradinho de D com o uso do acorde diminuto para quebrar a sequencia e acorde Sub7 no final.
D | % | Dº | % | Em | A7(#5) | D | Eb7(b9) |
D | % | Dº | % | Em | A7(#5) | D | % |
Na parte B, entramos numa série de cadências II V I, modulando por diversas tonalidades até retornarmos à tonalidade de D maior:
F | % | Fm | Bb7 | Eb| % |
G#m | C#7 | F#m | B7 | Em | A7(#5) | D | % |
Ingredientes da Receita
Os ingredientes da nossa receita serão: Uma colher de leveza no piano, Violão bem sincopado, uma pitada de cavaquinho, e contrabaixo bem marcado.
Contrabaixo
A função do Contrabaixo é na bossa nova é dar ritmo. E o seu ritmo é o samba.
A característica principal do contrabaixo no samba é ressaltar o surdo. Usar notas mortas ressalta a intenção percussiva do groove. Se liga:
Plugue seu fone de ouvido e bata o pé
Violão
A batida da bossa-nova ficou conhecida por João Gilberto. Conta a lenda que João subia ao morro para ouvir Geraldo Pereira tocar seus sambas. O que é certo é que a batida de João Gilberto foi uma inovação para a época. Vamos ouvir um trecho:
Juntando baixo e violão temos:
Cavaquinho
O Cavaquinho não é muito comum na bossa nova, mas vamos usá-lo criando um contraponto rítmico ao violão. Ouça um trecho do cavaco:
Se liga baixo, cavaco e violão:
Piano
O uso do piano na bossa-nova se deve a dois grandes músicos Johny Alf e Tom Jobim. Uma característica é o uso de acordes dissonantes que até então eram usados apenas no jazz e quase nada na música brasileira. Ouça um trecho:
Juntando piano, baixo, cavaco e violão:
Melodia
A melodia é aonde normalmente está a letra da canção. Muitas canções do Tom Jobim ele usava a flauta para tocar a melodia de suas canções
Usaremos como escala principal a escala de D:
Se liga como ficou nossa canção:
Minha história
Tom Jobim foi o primeiro compositor brasileiro que realmente me interessou, principalmente porque na época eu queria ampliar o meu conhecimento de harmonia, e não tem ninguém melhor para esse estudo. Quando garoto eu fui fã de dois caras, um foi John Lennon o outro Tom Jobim. Certa vez andando pela Praça da República, em São Paulo, ali ficava a secretaria da Cultura, olho de longe e fiquei literalmente travado, pois quem estava ali era o Tom Jobim, lembro que ele apontou de longe mostrando com o dedo, como se dissesse aquele ali me reconheceu.