Criando uma Bossa Nova ao estilo Tom Jobim | Episódio 16 Criando Músicas Podcast

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o 16º Episódio do Criando Música, onde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar uma bossa nova ao estilo Garota de Ipanema. Essa será uma canção composta em 2 partes.

História

Garota de Ipanema é uma composição de Tom Jobim e letra de Vinicius de Moraes de 1962. É considerada a segunda música mais gravada no mundo, perdendo apenas para Yesterday, dos Beatles, então já vemos aqui a importância dessa canção no mundo. Ela se tornou sucesso internacional na gravação de João Gilberto, Astrud Gilberto e Stan Getz. Foi gravada por Frank Sinatra, Amy Winehouse entre tantos outros. Ouça discos entenda conceitos.

Teoria

A nossa canção terá 2 partes sendo que ela estará na tonalidade de D maior.

Na parte A nós teremos quase que um quadradinho de D com o uso do acorde diminuto para quebrar a sequencia e acorde Sub7 no final.

D | % | Dº | % | Em | A7(#5) | D | Eb7(b9) |

D | % | Dº | % | Em | A7(#5) | D | % |

Na parte B, entramos numa série de cadências II V I, modulando por diversas tonalidades até retornarmos à tonalidade de D maior:

F | % | Fm | Bb7 | Eb| % |

G#m | C#7 | F#m | B7 | Em | A7(#5)  | D | % |

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: Uma colher de leveza no piano, Violão bem sincopado, uma pitada de cavaquinho, e contrabaixo bem marcado.

Contrabaixo

A função do Contrabaixo é na bossa nova é dar ritmo. E o seu ritmo é o samba.

A característica principal do contrabaixo no samba é ressaltar o surdo. Usar notas mortas ressalta a intenção percussiva do groove. Se liga:

Plugue seu fone de ouvido e bata o pé

Violão

A batida da bossa-nova ficou conhecida por João Gilberto. Conta a lenda que João subia ao morro para ouvir Geraldo Pereira tocar seus sambas. O que é certo é que a batida de João Gilberto foi uma inovação para a época. Vamos ouvir um trecho:

Juntando baixo e violão temos:

Cavaquinho

O Cavaquinho não é muito comum na bossa nova, mas vamos usá-lo criando um contraponto rítmico ao violão. Ouça um trecho do cavaco:

Se liga baixo, cavaco e violão:

Piano

O uso do piano na bossa-nova se deve a dois grandes músicos Johny Alf e Tom Jobim. Uma característica é o uso de acordes dissonantes que até então eram usados apenas no jazz e quase nada na música brasileira. Ouça um trecho:

Juntando piano, baixo, cavaco e violão:

Melodia

A melodia é aonde normalmente está a letra da canção. Muitas canções do Tom Jobim ele usava a flauta para tocar a melodia de suas canções

Usaremos como escala principal a escala de D:

Se liga como ficou nossa canção:

Minha história

Tom Jobim foi o primeiro compositor brasileiro que realmente me interessou, principalmente porque na época eu queria ampliar o meu conhecimento de harmonia, e não tem ninguém melhor para esse estudo. Quando garoto eu fui fã de dois caras, um foi John Lennon o outro Tom Jobim. Certa vez andando pela Praça da República, em São Paulo, ali ficava a secretaria da Cultura, olho de longe e fiquei literalmente travado, pois quem estava ali era o Tom Jobim, lembro que ele apontou de longe mostrando com o dedo, como se dissesse aquele ali me reconheceu.