Criando um Partido Alto ao estilo Paulinho da Viola

E aí Sonzeira

Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o Quarto Episódio do Criando Música, aonde você aprende criando.

Nesse episódio nós vamos entender como criar um samba em ritmo de partido alto. Essa criação usou com referência a música Argumento de Paulinho da Viola, do disco Paulinho da Viola de 1975. Ouça discos, entenda conceitos.

 

História

O estilo Partido alto é um samba, onde os versos são cantados por dois improvisadores em forma de desafio. Normalmente com uma pergunta e resposta, onde a resposta seria uma espécie de refrão cantado pelo coral. O que vamos trabalhar aqui é um samba usando um ritmo típico do partido-alto, não será um partido alto no seu conceito mais clássico.

Teoria

O Ritmo do Partido-alto tem uma acentuação bem marcante baseado na célula rítmica:

1,2 ta 1, 2, 3 ta, é importante observar que seu ritmo é sincopado, ou seja, o prolongamento do tempo fraco para o forte, é como se você começasse antes da cabeça do tempo.

Ingredientes da Receita

Os ingredientes da nossa receita serão: ritmo de partido-alto no cavaco, 7 Cordas quebrando tudo, Pandeiro bem marcante, e o quadradinho de D com subida.

A escala de D será: D, E, F#, G, A, B, C#, D

O Campo harmônico de D fica:

I   IIm  IIIm IV V7 VIm VIIm7(b5)

D Em F#m G A7 Bm C#m7(b5)

O Quadradinho de D com subida teria os seguintes Graus:

I     VI7    IIm   V7      I     I7     IV    IVm   IIIm     VI7    IIm   V7 

D | B7 | Em | A7 | D  | D7 | G | Gm | F#m | B7 | Em | A7 |

Cuidado com os acordes fora do campo harmônico são eles:

B7  preparando para Em - pertence a escala de Em harmônico

E F# G A B C D E

D7 preparando para G – pertence a escala de G

G A B C D E F# G

Gm – acorde empréstimo modal – pertence a escala de Dm

D E F G A Bb C D

Cavaquinho

O contrabaixo nesse estilo tem como principal função manter o ritmo constante para que o acompanhamento possa fluir naturalmente em torno dos acordes tocados. Vamos usar o quadradinho de D com subida para criar a canção, dá uma ouvida:

 

Se liga no swing:

7 Cordas

A função do 7 cordas será a mesma de um contrabaixo, portanto e criar melodias de contraponto a melodia principal.

Usaremos no geral a escala de D:

Para o acorde de B7, a escala de Em harmônico:

Para oacorde de D7 a Escala de G

Para o acorde de Gm a escala de Dm

Liga o fone de o ouvido e bata o pé:

Melodia

A melodia é o prato principal da  canção e normalmente é onde estará a letra da música. Em nosso caso usamos o cavaquinho para tocar a melodia principal.

Criamos a nossa melodia usando basta o ritmo da síncope e a escala de D

Para o acorde de B7, a escala de Em harmônico:

Para o acorde de D7 a Escala de G

Para o acorde de Gm a escala de Dm

 

Saca só como ficou nossa melodia.

 

Trombone

Para finalizar criamos uma melodia de introdução tocada no teclado por um trombone. Esse instrumento sempre foi muito usado no samba de gafieira, e cria um clima todo próprio.

Basicamente usamos a escala de D, tomando cuidado com os acordes que estão fora do campo harmônico.

Limpe os ouvidos:

Minha história

A primeira vez que eu ouvi o ritmo do Partido-alto foi com a música  Kid Cavaquinho tocada no violão pelo João Bosco, como eu ainda estava tentando entender o samba na época, a minha ligação ainda era muito com a MPB e principalmente o Violão. Aquele ritmo era algo  completamente diferente de tudo que eu tinha ouvido até então. E era algo que eu não conseguia reproduzir. Nem me lembro quanto tempo demorei pra conseguir tocar essa  batida, mas tudo começou a ficar mais claro quando comecei a frequentar rodas de samba para ouvir a galera tocando.

Faça a letra

E aí curtiu? Então se curtiu você tem de espalhar a notícia pra galera. A música está pronta mas está faltando uma letra. Que tal você ser meu parceiro? Crie uma letra para essa melodia e poste no comentário. Vai ser muito legal ter uma parceria com você.