Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Como criar uma levada no Contrabaixo - Aula 4

A geometria do braço

Você sabia que os intervalos mais importantes para um músico são os intervalos de quarta e quinta justa?

Não importa se o seu contrabaixo é de 4 ou 5 ou 6 cordas essa relação intervalar é a mais aplicada.

Antes de enxergarmos no braço do instrumento, vamos entender como Pitágoras descobriu as notas. Ele percebeu que através de intervalos de quinta justa ele conseguia as 12 notas musicais, e que esse mesmo intervalo ao contrário seria um intervalo de quarta justa. Veja abaixo o círculo das quintas e quartas.

Agora vamos olhar à afinação do contrabaixo de 4 cordas:

4ª corda = Mi; 3ª corda = Lá; 2ª corda = Ré; 1ª corda= Sol

Veja que a sua afinação é uma relação de quartas e quintas justas.

Se fosse um baixo de 5 cordas:

5ª corda = Si; 4ª corda = Mi; 3ª corda = Lá; 2ª corda = Ré; 1ª corda= Sol

Se fosse um baixo de 6 cordas:

6ª corda = Si; 5ª corda = Mi; 4ª corda = Lá; 3ª corda = Ré; 2ª corda= Sol; 1ª corda = Dó.

Observe que a relação intervalar continuou igual, mesmo quando aumentamos o número de cordas.

E como usamos essa relação a nosso favor no braço do instrumento?

Vamos localizar a quinta do acorde de Mi. Nesse caso não importa se acorde é maior, menor ou Dominante(7), pois não possui a terça.

Veja que a inversão da 5ª justa é a quarta justa. A quinta de Mi é a nota Si, e a quarta de Si é a nota Mi. Entender essa relação faz que eu encontre os intervalos muito mais rápido.

Exercício:

Caso queira adquirir a apostila em PDF, com playback para acompanhamento e muito mais exercícios, basta clicar no link abaixo, é o preço de um cafezinho com Pão de Queijo.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Receba nossos artigos

*

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física