E aí Sonzeira
Aqui é Marcos Duprá da primeirosacordes.com.br e vamos começar o Episódio 17 do Criando Música, onde você aprende criando.
Nesse episódio nós vamos entender como criar uma funk music ao estilo James Brown. Esse funk será na tonalidade de Dm.
História
Usaremos como referência a canção People Get Up And Drive Your Funky Soul, de 1974, do single My Thang. Essa canção é o lado B do single e só foi lançada novamente em uma coletânea no final dos anos 80. Na minha opinião a melhor fase do James Brown é o final dos anos 60 e começo dos anos 70, onde ele está colhendo os frutos de todos os experimentos musicais que ele já fazia, não podemos nos esquecer que James Brown praticamente criou os padrões da funk music.
Ouça discos, entenda conceitos
Teoria
Uma característica fundamental na Funk music é reduzir a harmonia ao mínimo necessário e sobre esse aspecto ela é uma música quase minimalista, ou seja menos é mais.
Outra propriedade do estilo é a divisão rítmica bem quebrada e repetitiva.
Nossa canção terá basicamente um riff de introdução no acorde de Dm. E os solos serão tocados no acorde de Dm. A melodia será tocada nos seguintes acordes:
Dm | Dm/C| Bb7M | A7(#13) |
Ingredientes da Receita
Os ingredientes da nossa receita serão: Uma colher de Contrabaixo bem pulsante, uma xícara de guitarra bem quebrada, uma pitada de Clavinet e Metais para balançar o esqueleto.
Contrabaixo
O Contrabaixo usado na Funky Music trabalha com células rítmicas construídas em semicolcheias com acentuações em contratempos e síncopes. Ouça:
Na introdução o contrabaixo toca um riff construído na pentatônica de Dm. Ouça:
O solo de contrabaixo será executado na pentatônica de Dm. Ouça a pentatônica de Dm:
Plugue seu fone de ouvido e bata o pé:
Guitarra Base
Uma característica marcante da guitarra funk é o uso da oitava tocada em semicolcheias e alternando com notas mortas. A acentuação procura imitar a sonoridade de instrumentos. Se liga:
Outra característica é tocar o acorde com acentuações no contratempo e o uso de notas mortas. Ouça:
Vamos ouvir o contrabaixo e a guitarra para entender o resultado até aqui?
Clavinet
O Clavinet é um instrumento típico dos anos 60 e70, criando uma sonoridade que dá um balanço interessante junto com o contrabaixo.
No começo vamos tocar o riff usando a pentatônica de Dm junto com o contrabaixo.
Podemos usar o Clavinet para criar uma linha de baixo e acentação do acorde contrastando com o contrabaixo. Se liga:
Juntando baixo, guitarra e Clavinet até aqui a nossa canção ficou assim.
Metais
Na Funky music o uso dos metais, cria além de uma riqueza rítmica, uma beleza harmônica.
Uma bela maneira de pensar o arranjo dos metais é o uso do uníssono, das oitavas e das quintas. Vamos dar um ouvida nesse efeito.
Outra maneira é a sobreposição das notas do acorde tocada por cada instrumento. Se liga.
Juntando Contrabaixo, guitarra, Teclado e Metais, teremos:
Melodia
Uma propriedade da melodia da funky music é a sua simplicidade e a repetição constante. Para a criação da nossa melodia vamos usar a pentatônica de Dm:
A melodia será tocada por um trompete com surdina. E vamos usar esse trompete para tocar um solo no modo dório de D. Vamos ouvir o modo Dório de D:
Juntando o monstro, saca só como ficou nossa canção.
Minha história
Quando eu era criança eu gostava de dançar, isso é mais ou menos 1979 ou 1980. Lembro que abriram um salão de danças perto de onde eu morava e tinha uma matinê e consegui convencer meus pais a deixarem ir sozinho. Acho que foi a primeira e talvez a última vez que fui num salão. Era um universo completamente diferente
Faça a letra
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