Lembre-se de assistir as aulas anteriores, muitas das matérias que citarei já foram explicadas nas aulas 1 e 2.
Adquira o nosso curso de harmonia para cavaquinho e também tem as inscrições para as aulas com o professor pelo webcam.
Espero que tenha gostada da nossa segunda aula de Harmonia no Cavaquinho. Quer se aprofundar? Conheça nosso curso completo de Harmonia.
Nessa aula trabalharemos com a sequência 2 5 1, aplicando na canção “Separação” gravação do grupo Menos é Mais.
Vamos começar nossa aula entendendo o campo Harmônico da tonalidade de Dó maior, se ainda não sabe montar o campo harmônico, está na hora de aprender.
Campo Harmônico de C
C Dm Em F G7 Am Bm7(b5)
Regra 1 – Se acorde do campo harmônico for maior, posso acrescentar antes desse acorde o IIm e o V7.
Exemplo:
IIm V7 I
Dm G7 C
Regra 2 – Se acorde do campo harmônico for menor, posso acrescentar antes desse acorde o IIm7(b5) e o V7.
Exemplo:
IIm7(b5) V7 Im
Em7(b5) A7 Dm
Veja que se eu usasse apenas os acordes do campo harmônico, minha harmonia seria bem limitada, mas se eu aplico a regra do 2 5 1, para cada acorde do campo harmônico, as minhas possibilidades se ampliam.
Vejamos como essas regram ficariam para cada acorde do campo harmônico.
Agora vamos usar essas regras e as regras aprendidas nas aulas anteriores na canção: Separação.
Harmonia Original:
Parte 1 – 2x
C | A7 | Dm | % | G7 | % | Em | % | Am | % | Dm | % | G7 | % |
Parte 2
C | C7 | F | % | F#º | % | C | % | A7 | % | Dm | Dm | G7 | % |
Agora vamos fazer a reharmonização, aplicando todas as regras aprendidas, compare a harmonia original e procure entender o que foi aplicado.
Reharmonização
Parte 1
C6/9 | Em7(b5) A7(#5) | Dm | Dm7 | F#m7(b5) | B7(#5) | Em | E7(b9) | Am7 | C4/7 C7 | F9 | % | Dm7(9) | G7(13) |
C7M | Gm7(9) C7(13) | F7M | F6 | G4/7(9) | G7(9) | C7M | C6 | Em7(b5) | A7(#5) | Dm | % | G7(9) | % |
Parte 2
Gm | C7(13) | F7M | % | Dm7 | G7(9) | C7M(9) | C6/9 | Gm | C7 | F7M | % | Dm | G7(13) |
Das aulas anteriores, aplicamos as regras de inclusão de notas ao acorde e harmonia funcional. Observe que em todos os acordes acrescentamos notas para suavizar a sonoridade dos acordes. No acorde de Dm aplicamos a regra de harmonia funcional, transformando esse acorde em F.
Para os acordes de: Dm, Em, Am, F e C, aplicamos a regra do 2 5 1, para termos a preparação de cada um desses acordes.
Espero que tenha gostado da aula de hoje, se quiser se aprofundar no estudo de Harmonia no cavaquinho, adquira nosso curso abaixo.
Espero que tenha gostada da nossa segunda aula de Harmonia no Cavaquinho. Quer se aprofundar? Conheça nosso curso completo de Harmonia.