Olá amigos aqui é Marcos do Prado primeiros acordes hoje nós vamos continuar a nossa aula do curso de Harmonia de cavaquinho, Essa não é uma aula para iniciantes, é uma aula para quem já toca um pouquinho, já tem um conhecimento básico de acordes e nós pegaremos uma canção simples que será o Paparico do Molejo, para fazer um arranjo aplicando regras de harmonia.
A canção é tocada no quadradinho de A:
Parte 1
A | % | % | F#7 | Bm | % | E7 | % |
Parte 2
A | F#7 | Bm | E7 |
Vamos começar nosso estudo pelos clichês harmônicos, que são notas melódicas estranhas a harmonia. Esse é o nome teórico. Mas você vai perceber que muitos cavaquinistas usam esse truque para criar uma melodia em cima dos acordes.
Vamos separar os acordes em três famílias: maiores, menores e dominantes e entender como aplicar os clichês.
Harmonia Original Parte 1
A | % | % | F#7 | Bm | % | E7 | % |
A | % | % | F#7 | Bm | % | E7 | % |
Aplicando os clichês harmônicos da harmonia Original da Parte 1:
A6 A7M | A A7 G#7 G7 F#7 | Bm cliche F7 | E7 |
A A5+ | A6 F#7 | Bm | Bm5+ | E7 | E7(9) |
Nossa segunda regra será o Sub7, que consiste na substituição do acorde dominante.
O acorde de preparação que é o V grau do campo harmônico, pode ser substituído por outro acorde dominante meio tom acima do acorde seguinte, isso ocorre devido ao trítono. Por exemplo: E7 por Bb7.
Outra substituição possível é descobrir quem é a quinta do acorde dominante e transformar num acorde menor com 6, por exemplo: Bb7 por Fm6.
Harmonia original parte 2:
Parte 2
A | F#7 | Bm | E7 |
A | F#7 | Bm | E7 |
Aplicando na harmonia a regra do com Sub 7:
A6 | C7(#11) | Bm | E7(9) |
A6 | F#7(b5) | Bm7/11 | Fm6 |
Espero que tenha gostado da nossa segunda aula de Harmonia no Cavaquinho. Quer se aprofundar? Conheça nosso curso completo de Harmonia.